A importância do planejamento para o marketing digital bem-sucedido

A importância do planejamento para o marketing digital bem-sucedido

Por Carlos Eduardo

Sabe quando você olha algo e parece que aquilo é tão fácil que até você consegue fazer? Ou quando tem algo à sua frente tão natural acontecendo que parece que tudo saiu de forma totalmente orgânica. Isso até pode acontecer, mas, geralmente, esses acontecimentos são frutos de um planejamento prévio bem rigoroso para que se chegue a essa excelência.

Vamos usar um exemplo que parece até estar muito longe daquilo que iremos tratar aqui, mas é um registro bem didático do tema. O documentário Homecoming, disponível no streaming Netflix, mostra todo o planejamento da equipe da Beyonce para a cantora fazer apenas duas apresentações no Coachella, um dos maiores festivais de música. Quando você assiste ao resultado desse planejamento é algo tão sincronizado e perfeito que parece até um experimento robótico.

Toda essa introdução é para exemplificar que um bom planejamento é fundamental para que o marketing digital consiga ser bem-sucedido.

O primeiro passo para a elaboração de um planejamento de marketing digital é definir os objetivos, estabelecer metas claras e mensuráveis e saber qual é o seu público-alvo. Esses passos são importantes para que a comunicação tenha mais chances de sucesso.

Um ponto importante é definir os canais de marketing que serão utilizados, as redes sociais e e-mail marketing, por exemplo. Cada canal possui características diferentes e é importante escolher aqueles que serão mais efetivos para atingir os objetivos.

Quando falamos de redes sociais, e agora entrando no mercado jurídico, é fundamental que o profissional apareça nas postagens com vídeos, em fotos, em depoimento por escrito. Mostrar-se para os seguidores é um modo de tornar as redes mais humanas e sociáveis, como o próprio nome diz. Os seguidores se sentem mais próximos e irão interagir mais; passarão a recomendar seu conteúdo para outras pessoas.

Um detalhe importante é que ao se posicionar nas redes é necessário um cuidado com a sua imagem, como apresentado no artigo: A imagem do advogado nas mídias sociais.

No setor jurídico, em geral, não há muito tempo livre para seus profissionais, mas com um planejamento pré-definido é possível separar alguns minutinhos para gravar um áudio, um vídeo, escrever umas aspas e assim por diante.

Por fim, é importante lembrar que o planejamento de marketing digital não é algo estático e deve estar sempre em constante evolução. O mercado e as tendências mudam com frequência e é preciso estar preparado para se adaptar a essas mudanças e inovar.

Portanto, um profissional ou um escritório de advocacia que deseja alcançar o sucesso no marketing digital deve dedicar tempo para elaborar ou pelo menos validar um plano estratégico de qualidade.

Carlos Eduardo é Publicitário e Coordenador de Marketing da M2 Comunicação Jurídica.

M2 Comunicação Jurídica é uma agência de comunicação integrada, voltada para advogados e escritórios de advocacia.

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