Antecipação do resultado do CNU é um elemento positivo para candidatos e administração pública, avalia especialista

 “O CNU trouxe mudanças significativas na forma de seleção para cargos públicos” 

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a antecipação da divulgação do resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU) para o dia 4 de fevereiro de 2025, uma semana antes da data inicialmente prevista. Nesta data, serão publicadas as notas finais para todos os candidatos e a primeira lista de classificação para os cargos dos Blocos 1 a 7. Para os candidatos do Bloco 8, de nível médio, a lista divulgada será definitiva, uma vez que esses cargos não exigem curso de formação.  

Os candidatos convocados para cargos que requerem curso de formação (Blocos 1 a 7) deverão, nos dias 4 e 5 de fevereiro, acessar a Área do Candidato no site do CNU para confirmar interesse na participação. A confirmação é essencial para assegurar a vaga no curso e prosseguir no processo seletivo. O MGI esclarece que serão realizadas até três convocações para os cursos de formação, nos dias 4, 11 e 18 de fevereiro, com prazos de dois dias para manifestação de interesse em cada etapa. A participação no curso de formação só estará assegurada após a confirmação do candidato e posterior matrícula junto às instituições responsáveis. 

Marco Antonio Araujo Jr., advogado e presidente da Associação de Apoio aos Concursos Públicos e Exames (ACONEXA), avalia positivamente a antecipação do resultado. Segundo ele, “a antecipação do resultado é um elemento positivo para os candidatos, que partem para as próximas etapas do concurso, e para a administração pública, que antecipa a contratação dos aprovados.” 

Araujo Jr. orienta que os candidatos que pretendem recorrer ou verificar possíveis inconsistências na classificação fiquem atentos às publicações oficiais e aos prazos estabelecidos. Ele destaca a importância de acessar regularmente a Área do Candidato para acompanhar convocações e demais comunicados relevantes. 

O presidente da ACONEXA ressalta que o CNU trouxe mudanças significativas na forma de seleção para cargos públicos. “A ideia de um concurso unificado com vários órgãos e cargos é positiva. A dinâmica permite que o candidato preste uma única prova e concorra a inúmeros cargos, com um número elevado de vagas. Os candidatos com as melhores classificações conseguem os cargos com as maiores remunerações.” 

Por fim, ele acrescente que o CNU 2025 deve ser anunciado em março, com diversos órgãos já habilitados e indicando cargos e vagas, como o Ministério da Fazenda e o Ministério do Turismo, entre outros. 

Sobre a ACONEXA 

Associação fundada em 2018, sem fins lucrativos e sem filiação religiosa ou político-partidária, formada por professores, candidatos a concursos públicos, empresários e juristas com o objetivo de contribuir para o setor de concursos públicos de todo o país. 

Fonte: Marco Antonio Araujo Jr.presidente da Associação de Apoio aos Concursos Públicos e Exames (ACONEXA), advogado, professor e Conselheiro Federal da OAB eleito por São Paulo (2025-2027). 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos ajudar?