Branding Jurídico. Por que investir?
Por Elizabeth Mafra
Vamos começar explicando o que é branding
Branding é um termo em inglês utilizado como referência para a gestão de estratégias de marca de uma empresa ou produto.
As ações de branding têm como objetivo entender e comunicar atributos da marca como: propósito, tom de voz, valores, missão e posicionamento no mercado em que está inserida.
Por onde começar?
Para começar, é importante investir em pesquisa de mercado e na criação de uma importante ferramenta chamada Brand Book.
O Brand Book, Manual da Marca ou Kit da Marca é um documento que reúne um conjunto de informações relevantes sobre a marca, visuais e verbas, como por exemplo: identidade visual, cultura, conceitos e diretrizes. Este documento funcionará como guia para colaboradores e prestadores de serviço na elaboração de estratégias de branding e também na comunicação em geral.
A marca e a influência na decisão de compra do cliente
“Uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro.”, disse Seth Godin, autor americano sobre negócios.
Os esforços de branding caminham alinhados aos atributos da marca para posicioná-la e mantê-la na mente dos consumidores. Devem despertar emoções e criar conexões conscientes e inconscientes.
Branding Jurídico
Como ocorre também nas demais áreas de atuação, as estratégias de marca são fundamentais também para o sucesso na área do Direito.
São inúmeras as vantagens no meio jurídico, como por exemplo: ganho de autoridade e relevância de marca, fortalecimento da conexão emocional com seus clientes, maior lucratividade, aumento da atração e fidelização de clientes, visibilidade para a mídia, entre outros.
As ações de branding podem transformar a marca do seu escritório, torná-la mais forte e presente no mercado, de modo que seus clientes e o público em geral passarão a enxergá-la de forma mais positiva e bem posicionada.
Elizabeth Mafra é Publicitária e Especialista em Marketing da M2 Comunicação Jurídica.
A M2 Comunicação Jurídica é uma agência de comunicação integrada, voltada para advogados e escritórios de advocacia.
Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe.