Como melhorar o engajamento nas redes sociais

Como melhorar o engajamento nas redes sociais

Por Elizabeth Mafra

O que é considerado engajamento?

O engajamento nas redes sociais são as diferentes formas de interação e envolvimento dos usuários com o conteúdo compartilhado.

Visualmente nas redes podemos medir o engajamento através de:

Curtidas: Número de usuários que gostaram da publicação.

Comentários: Número de usuários que deixaram um comentário na publicação.

Compartilhamentos: Número de vezes que a publicação foi compartilhada pelos usuários.

Porém, existem outras métricas que podem ser analisadas estrategicamente pelo profissional da área de marketing digital, como clique em links, tempo médio de visualização de um vídeo, taxas de cliques em chamadas para ação (CTAs) ou enquetes respondidas.

Por que o engajamento é importante para o escritório de advocacia?

Sabemos que o engajamento nas redes sociais ajuda a construir relacionamentos com os seguidores. Os compartilhamentos, por exemplo, ampliam o alcance do conteúdo, pois são vistos por pessoas além dos seguidores diretos da conta do escritório.

Porém, o engajamento vai além das ações orgânicas, aquelas realizadas sem investimento em campanhas patrocinadas, pois indica a efetividade de uma estratégia de marketing digital.

Estratégia de Marketing Digital. Como funciona?

A estratégia de Marketing Digital nas redes sociais envolve planejamento e a implementação de ações voltadas para promover uma marca, produto ou serviço.

A escolha das plataformas de redes sociais mais adequadas ao público-alvo é um elemento-chave. Existem várias plataformas disponíveis, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outras. Cada plataforma tem características específicas e públicos diferentes, então é necessário adaptar o conteúdo e a abordagem para cada uma delas.

Preciso fazer anúncio patrocinado? Sim. Uma campanha de Marketing Digital estabelece metas específicas que só podem ser mensuradas através da performance de anúncios com conteúdo relevante e envolvente. Utiliza “dark posts” que são aqueles anúncios que só são vistos pelo publico da campanha e não aparecem no feed.

O monitoramento e análise é fundamental para acompanhar as métricas dos resultados da campanha. Essas informações permitem avaliar o desempenho e fazer ajustes necessários na estratégia.

Esse é apenas um resumo básico de uma estratégia de marketing digital. Quanto maior o engajamento na campanha, mais pessoas serão impactadas pelo conteúdo e maior será a probabilidade de alcançar os objetivos desejados, como aumentar a conscientização da marca, gerar leads, entre outros.

O que o escritório pode fazer para melhorar o engajamento nas redes?

Existem diversas ações que podem melhorar o engajamento, seguem aqui alguns pontos importantes que precisam ser estabelecidos para gerar resultados:

1) Quem é o público-alvo do seu escritório? Você sabe para quem está falando? Conhecer bem o público-alvo é essencial para direcionar as mensagens corretas e escolher as plataformas de mídia social mais relevantes.

2) Qual a imagem que o escritório deseja mostrar nas redes sociais? Os advogados do escritório devem estar alinhados com esta imagem para que a comunicação seja a mais coerente e clara possível.

3) Fomentar a cultura da participação dentro do escritório. Uma rede social não atinge o seu propósito sem pessoas. O marketing humanizado chegou para ficar, e o público quer ver pessoas, vídeos, ouvir áudios, podcasts, para sentir-se mais próximo. O LinkedIn, por exemplo, permite a inclusão de artigos, comece a pensar quem da sua equipe tem a disponibilidade para escrever esses artigos, e separe por área de atuação. Esse material pode muito útil.

4) Quantidade x Qualidade. Complementando a questão da cultura de participação, é importante ter em mente que uma rede social interessante para o público, não é necessariamente aquele feed repleto de publicações, mas sim aquele feed que retrata a imagem do escritório, “vende” indiretamente o serviço que o cliente está buscando para resolver a sua necessidade e informa o que é realmente importante, através de formatos variados (estático, vídeo, áudio, carrossel).

5) Marketing orgânico não basta. E por fim, falamos do marketing orgânico, necessário, mas não é o bastante no mundo competitivo das redes sociais. Marketing Digital é investimento. Muitos players já estão trabalhando nas redes. Avalie com os sócios o melhor momento para começar a aumentar a relevância digital do seu escritório.

Quer saber mais? Estamos aqui para ajudar o seu escritório a crescer ainda mais. Conte com a gente!

Elizabeth Mafra é Especialista em Marketing e Coordenadora de Marketing da M2 Comunicação Jurídica.

A M2 Comunicação Jurídica é uma agência de comunicação integrada, voltada para advogados e escritórios de advocacia.

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