Rumo ao pódio: o que as Olimpíadas podem ensinar aos escritórios de advocacia?  

As Olimpíadas representam um dos eventos mais grandiosos e aguardados em todo o mundo, reunindo atletas de várias nações para competir em diversas modalidades esportivas. Nos Jogos de Paris 2024, espera-se a maior audiência da história, sobretudo digital. Nesse contexto, a comunicação desempenha um papel fundamental, passando pela coordenação entre os comitês olímpicos até a cobertura midiática. Obviamente, os olhos do planeta estarão voltados para as disputas esportivas. Por si só, elas são atrativas e despertam a atenção do público em geral. Mas já imaginou o que seria do maior acontecimento esportivo do mundo se ele não fosse amplamente comunicado? 

Redes sociais: o palco moderno da comunicação 

Assim como no mercado jurídico, os Jogos Olímpicos são extremamente competitivos. E não se trata apenas da competição entre os atletas. Em um ambiente digital, cuja transmissão se dá por meio de canais multiplataformas, a competição acontece entre o que será mais assistido. São inúmeras as modalidades esportivas e as transmissões são simultâneas. E o expectador, além de levar em conta seus interesses pessoais, também escolhe assistir a uma competição e não a outra, por diversos motivos: popularidade do esporte, alta competividade, qualidade dos competidores, entre outros. Já parou para pensar no quanto essa competividade afeta o que você comunica digitalmente sobre o seu escritório? Num ambiente extremamente dinâmico e com tantos stakeholders, o que leva o seu potencial cliente a escolher acessar a sua página e não a do concorrente?  

Estratégia e planejamento 

Da mesma forma que nas Olimpíadas, a comunicação do seu escritório num ambiente de alta competitividade exige precisão, estratégia e adaptabilidade. É necessário identificar o público-alvo, os canais mais eficazes e o tipo de conteúdo que mais ressoa com os seguidores. Isso inclui a criação de posts informativos e educacionais até a partilha de notícias relevantes e a interação com o público.   

Construção de credibilidade e confiança 

Para um atleta chegar ao patamar de uma competição olímpica e, quem sabe, conquistar a tão sonhada medalha, é preciso muito treino. O trabalho é árduo, mas figurar entre os melhores traz resultados não apenas imediatos, mas também a médio e longo prazos. Não basta ter habilidade, é preciso também dedicação e fair play, elementos que ajudam a construir confiança e integridade. O mesmo vale para o mercado jurídico: fazer-se presente nas redes sociais, por exemplo, com profissionalismo, credibilidade e ética, ajuda a construir a confiança do público e o reconhecimento de que o que você fala é relevante e assertivo. Assim como no esporte, construir essa reputação leva tempo, requer treino e dedicação. Mas não há pódio nem medalhas sem esforço.   

Clarividência e autenticidade 

Quem gosta de assistir aos Jogos Olímpicos está acostumado a acompanhar as explicações de especialistas ao longo das provas. Eles estão lá para nomear os movimentos que não são de conhecimento do público, por exemplo, tornando acessível o que é técnico. Afinal, aos leigos não cabe entender todas as regras de esportes tão diversos. Já parou para pensar que a sua função, como advogado que fala ao público, é a mesma de um comentarista de esporte? Como profissional do Direito, o especialista deve explicar, analisar e se fazer entender, tornando comum um conhecimento específico. A maneira de fazer isso, utilizando métodos criativos e inovadores, passa pela autenticidade, garantindo mais audiência e engajamento.  

Adaptabilidade e resposta rápida 

Durante as Olimpíadas, imprevistos e desafios exigem uma resposta rápida e eficaz. No universo das redes sociais, a adaptabilidade é igualmente crucial. Os advogados devem estar prontos para responder a crises de comunicação, ajustar estratégias conforme as tendências e eventos atuais, e manter a relevância perante as constantes mudanças do cenário digital. 

Profissionalização 

Conhece algum atleta olímpico que não possui um treinador? Pois é. Como já dissemos, o preparo para figurar entre os melhores do mundo exige treino e dedicação. Mais do que isso, exige o acompanhamento de um profissional especializado que ajude o atleta a traçar um planejamento rumo ao pódio. Na comunicação profissional, a lógica é a mesma. Não se arrisque a fazer sozinho o que você pode fazer com aconselhamento profissional, preparo técnico e estratégia. O percurso para o sucesso depende disso! 

Quer saber mais sobre uma comunicação digital campeã? Entre em contato com a nossa equipe. 

 

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos ajudar?