ICMS em compras internacionais: aumento nos preços

Nos últimos meses, muitos consumidores aproveitaram as vantagens das compras em sites internacionais. No entanto, uma mudança na tributação vai aumentar o custo desses produtos: o ICMS em compras internacionais. A partir de agora, os estados vão aplicar esse imposto de forma mais rigorosa em produtos comprados no exterior. Neste artigo, explicamos como essa mudança vai impactar o preço dos itens e como você pode se planejar.

O que é o ICMS?

Primeiramente, o ICMS é um imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços. Esse tributo já incide sobre várias transações dentro do Brasil. Agora, ele também se aplicará a produtos importados comprados em sites internacionais.

Como o ICMS afeta o preço final da compra?

Antes da mudança, o ICMS não era cobrado sobre compras internacionais com valores abaixo de um limite específico. Contudo, agora, os estados vão aplicar esse imposto de forma mais ampla, o que, inevitavelmente, vai aumentar o preço final dos produtos. Esse aumento se refletirá diretamente nas taxas de importação, elevando o valor pago pelos consumidores.

Quais produtos serão impactados?

Qualquer produto comprado em sites internacionais que passe pela alfândega brasileira sofrerá a cobrança do ICMS. Isso inclui, por exemplo, eletrônicos, roupas e acessórios. Vale destacar que, até recentemente, alguns itens ficavam isentos desse imposto. Contudo, agora todos estarão sujeitos a ele, o que, consequentemente, aumentará os custos para quem compra no exterior.

Como se preparar para o aumento?

Para se adaptar a essa mudança, os consumidores precisam ficar atentos às novas regras. Uma boa prática, portanto, é calcular os custos adicionais antes de realizar a compra. Isso inclui o valor do ICMS e outros impostos cobrados. Além disso, é recomendável verificar se o site de compras internacionais oferece informações claras sobre a tributação para evitar surpresas na entrega.

Com a implementação do ICMS em compras internacionais, o cenário para quem compra no exterior mudará. Portanto, planeje suas compras com mais atenção e esteja informado sobre os custos extras que podem surgir.

Confira a íntegra clicando aqui

Para atualizações sobre casos e clientes da M2 Comunicação Jurídica na imprensa, clique aqui. Receber mais conteúdo.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos ajudar?