O segundo turno das eleições é um processo importante, mas não acontece em todas as cidades. Isso porque, de acordo com a Constituição Federal, apenas cidades com mais de 200 mil eleitores estão aptas a realizar um segundo turno. Quando uma cidade não atinge esse número de eleitores, o processo é finalizado no primeiro turno, com a escolha definitiva dos representantes.
Essa regra se aplica às eleições para cargos do poder executivo, como presidente, governador e prefeito. Nas eleições municipais de 2024, por exemplo, apenas 103 das 5.569 cidades do Brasil cumpriram os critérios para realizar um segundo turno. Cidades sem segundo turno precisam definir seus líderes em uma única votação, o que torna o primeiro turno ainda mais relevante para essas localidades.
O segundo turno será realizado apenas no dia 27 de outubro, último domingo do mês, e seguirá o horário oficial de Brasília. Para as cidades sem segundo turno, o foco é total no primeiro turno, onde a decisão eleitoral se concretiza de maneira mais rápida.
Confira a íntegra clicando aqui
Para atualizações sobre casos e clientes da M2 Comunicação Jurídica na imprensa, clique aqui. Receber mais conteúdo.