A importância da identidade visual no marketing digital
Por Carlos Eduardo
Pense numa situação hipotética em que você está fazendo um passeio numa savana africana e se depara com uma alcateia de leões, e entre eles tem um único albino. Para onde seu olhar vai primeiro e, possivelmente, vai ficar boa parte do tempo? Sim, para o único diferente em meio a vários praticamente iguais. Ou seja, usei essa analogia para ressaltar que ter uma identidade única é tentar se destacar em meio aos seus pares.
A identidade visual é a representação gráfica da marca, composta por elementos como logotipo, cores, tipografia e padrões visuais. Ela tem o papel de transmitir a personalidade, os valores e a credibilidade do escritório ou do profissional da advocacia.
A ideia do que hoje conhecemos como identidade visual ou identidade corporativa surgiu na Alemanha, no começo do século passado. A empresa AEG contratou o designer Peter Behrens e solicitou a ele que desenvolvesse um projeto para diferenciá-los dos concorrentes, e Peter não só modernizou a logomarca, mas direcionou a comunicação de anúncios, embalagens e todo o material de publicidade da empresa de uma forma que tivessem uma padronização.
Quando pensamos no meio jurídico, esse caminho ainda é muito novo e bem desafiador, já que se trata de um mercado conservador, que vê qualquer tentativa de inovação com desconfiança e receio de não ser bem entendido ou mesmo violar as regras e normas da OAB. Porém, por se tratar de um universo altamente competitivo, aos poucos, vemos avanços significativos.
Por meio de um design bem elaborado e consistente, é possível transmitir uma imagem profissional e confiável aos potenciais clientes. Ao manter a mesma identidade visual em todos os canais de comunicação, como site, redes sociais e materiais corporativos, o escritório jurídico, ou mesmo profissional da advocacia, cria uma imagem coesa e reconhecível. Isso ajuda na construção de uma marca forte, que se destaca no mercado e é facilmente lembrada pelos clientes em potencial.
Investir na construção de uma identidade visual marcante e profissional é essencial para se destacar em um mercado competitivo e conquistar a confiança dos clientes em potencial.
Carlos Eduardo é publicitário, pós-graduado em Marketing. Coordenador de Marketing da M2 Comunicação Jurídica.
A M2 Comunicação Jurídica é uma agência de comunicação integrada, voltada para advogados e escritórios de advocacia.
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