“Através da comunicação estratégica, as empresas têm o poder de encantar, inspirar e envolver seu público, criando laços duradouros e construindo uma reputação sólida”
por Márcio Santos
Começo esta reflexão com um dado de consenso: a carreira jurídica é uma das mais procuradas pelos estudantes brasileiros. Dado posto, isso se reflete em outra informação, igualmente incontestável: Temos a maior proporção de advogados por habitantes do mundo. Estamos falando de um profissional para cada 164 brasileiros, de acordo com dados da OAB Nacional. Mais de 1,3 milhão de brasileiros exercem a profissão no país. Em 1995, o Brasil tinha 235 cursos na área. Em 2023, são 1.896, um aumento de 706%. Só nos últimos cinco anos, foram criados 697 cursos. Como se diferenciar nesse cenário tão desafiador e mutante?
Antes de buscar responder à pergunta imediata e gerar a lista proposta no título deste ensaio, permito-me fazer algumas considerações bastante gerais e genéricas sobre as principais habilidades de um bom advogado, ao meu ver – de forma sucinta para não me comprometer -, quais sejam:
Conhecimento jurídico; capacidade de pesquisa; raciocínio lógico e analítico; pensamento estratégico; ética profissional; empatia, habilidades de negociação e habilidades de comunicação. E aqui reforço esta última virtude, como forma de chegar ao nosso objetivo com o artigo. Um bom advogado deve ter habilidades excepcionais de comunicação, tanto na escrita quanto na fala. Ele deve ser capaz de comunicar-se de forma clara, precisa e persuasiva com clientes, colegas, juízes, outros profissionais do Direito e…com a imprensa.
Dentre todas as características que um bom advogado precisa ter, a comunicação é um destaque que abre portas importantes ao profissional do Direito, inicialmente para o sucesso de sua atuação e, consequentemente, de sua imagem, reputação e reconhecimento, gerando um ciclo virtuoso de novos negócios, culminando indubitavelmente na máxima de boas sementes e bons frutos.
Contudo, trabalhar a comunicação sob o cunho empresarial e dentro da esfera de atuação propriamente dita, diverge em alguma medida daquela feita com o objetivo de trabalhar a referência midiática, até mesmo na identificação da linguagem, forma de discurso e meio de divulgação. O advogado é um comunicador, mas para além de ser é preciso parecer ser. E aqui podemos, facilmente, adentrar na contribuição e benefícios da Assessoria de Imprensa para escritórios e profissionais do meio jurídico.
Com os avanços digitais no mundo, a importância da assessoria vem crescendo por conta da velocidade com que informações e canais de distribuição de conteúdo surgem, embora alguns não muito críveis, mas com bastante potencial de propagação (ou dano). A assessoria pode ajudar os profissionais a trabalharem sua imagem de forma positiva e consolidar a sua atuação de diversas maneiras.
Com isso em mente, mostramos 5 razões que podem justificar o investimento na contratação de assessoria de imprensa jurídica como estratégia de marketing jurídico de resultado.
1) Visibilidade e gerenciamento de imagem: Uma assessoria de imprensa jurídica pode ajudar a aumentar a visibilidade do escritório ou profissional perante o público-alvo, veiculando notícias relevantes e de interesse jornalístico. Além disso, a assessoria trabalha no gerenciamento da imagem, cuidando para que o escritório ou profissional seja retratado de forma positiva na mídia.
2) Credibilidade e fortalecimento da marca: O trabalho de uma assessoria de imprensa jurídica contribui para fortalecer a imagem do escritório ou profissional como especialista em determinadas áreas do Direito. A veiculação de matérias e artigos em veículos de renome pode aumentar a credibilidade perante os públicos de interesse, como clientes, colegas e potenciais clientes.
3) Posicionamento como fonte de conhecimento: A assessoria de imprensa pode promover a participação do escritório ou profissional em entrevistas, debates e seminários, onde podem compartilhar conhecimentos e insights sobre questões jurídicas relevantes. Isso ajuda a posicionar o escritório ou profissional como uma referência na área, aumentando a visibilidade e a confiança do público.
4) Geração de leads qualificados: A exposição na mídia obtida por meio da assessoria de imprensa pode gerar leads qualificados, ou seja, potenciais clientes que já demonstraram interesse e confiança no trabalho do escritório ou profissional, pois foram atraídos por conteúdos relevantes e de qualidade veiculados pela imprensa.
5) Gestão de crises de reputação: Em situações de crise ou controvérsia, a assessoria de imprensa jurídica atua no gerenciamento da comunicação, ajudando a minimizar impactos negativos na imagem do escritório ou profissional. Uma equipe especializada em gerenciamento de crises pode auxiliar na elaboração de comunicados de imprensa, resposta a questionamentos da mídia e na condução da comunicação adequada com o público.
É importante destacar que os benefícios de uma assessoria de imprensa jurídica podem variar de acordo com a estratégia adotada, o contexto do escritório ou profissional e o mercado em que atuam.
Por fim, cabe enfatizar que um trabalho de comunicação bem planejado, por uma equipe que tenha notada expertise no segmento, acaba contribuindo para que o escritório ou profissional tenha uma visibilidade constante, com seriedade, qualidade e estratégia, podendo focar na sua atividade-fim e respeitando todos os preceitos restritivos e adequados para a publicidade na advocacia.
Márcio Santos é jornalista, pós-graduado em Comunicação Jurídica e com especialização em Marketing Digital e Assessoria de Imprensa. Sócio fundador da M2 Comunicação Jurídica.
A M2 Comunicação Jurídica é uma agência de comunicação integrada, voltada para advogados e escritórios de advocacia.
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