INSS anuncia extinção da Prova de Vida | Março 2022

Especialista destaca os pontos de atenção com a medida

O presidente do INSS, José Carlos Oliveira, anunciou que o segurado do órgão não vai mais precisar fazer a prova de vida.  Ele disse que governo usará dados como renovação do RG ou o voto, por exemplo, ou irá na casa do cidadão se não achar informações. Segundo Oliveira, a medida passa a valer após publicação no Diário Oficial da União e vai evitar que 36 milhões de pessoas, em sua maioria com mais de 80 anos, se desloquem para fazer a prova.

Para o advogado, doutor e mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP e Coordenador e professor de Direito Previdenciário do Meu Curso Inteligência Educacional, Theodoro Vicente Agostinho, alguns cuidados devem ser tomados. “O encontro de informações pode ocorrer de forma incorreta e, eventualmente, o beneficiário poderá ser dado como morto ou ausente e deixar de receber o benefício. Outra situação, é esses dados serem fraudulentos”, disse o advogado.

O especialista em Direito Previdenciário recomenda atenção para verificar se a medida foi publicada e a partir de quando o beneficiário não terá mais que fazer a prova de vida.  “Ainda, como já falamos, caso ocorra o cruzamento de dados de forma equivocada e a pessoa fique sem receber o benefício, é possível, além de recuperar os pagamentos, buscar indenização contra o INSS ou contra o próprio governo”, conclui Agostinho.

Fonte: Theodoro Vicente Agostinho é doutor e mestre em Direito Previdenciário pela PUC/SP. Pós-graduado em Direito Previdenciário pela EPD/SP. Coordenador e professor de Direito Previdenciário da área previdenciária do Meu Curso Inteligência Educacional. Autor e coautor de diversas obras especializadas em Direito Previdenciário.

Informações à imprensa

M2 Comunicação

Atendimento geral à imprensa: (11) 4040-3666

Aline Moura – aline.moura@m2comunicacao.com.br – (11) 97041-7447 (WhatsApp)

Márcio Santos – marcio.santos@m2comunicacao.com.br – (11) 94739-3916 (WhatsApp)

Arlindo Junior – arlindo.junior@m2comunicacao.com.br – (11) 99540-6412 (WhatsApp)

Eleni Trindade – eleni.trindade@m2comunicacao.com.br – (11) 98359-9099 (WhatsApp)

Jonas Aguilar – jonas.aguilar@m2comunicacao.com.br – (11) 96576-3644 (WhatsApp)

Theodoro Vicente Agostinho 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos ajudar?