O PODCAST na estratégia de Marketing Jurídico

Como o podcast pode ser o ponto de virada em uma estratégia de marketing para profissionais do direito

Por Sergio Lucchesi

A presença em podcasts pode ser uma poderosa estratégia de marketing digital para advogados e escritórios de advocacia. Para utilizar esse espaço garantindo todos os benefícios dos podcasts como uma plataforma de divulgação, é preciso entender mais a fundo a linguagem, o público e a forma de consumo desse veículo de informação.

Mais do que se apresentar diante de um microfone, o operador do direito que deseja utilizar esse recurso em sua estratégia de marketing precisa ter uma dimensão maior de diferentes informações sobre o podcast em que vai falar, desde saber se o público-alvo é relevante para o seu posicionamento, até a melhor forma de se comunicar e representar seu escritório ou marca pessoal como especialista e referência na sua área de atuação.

A ascensão dos podcasts tem transformado a forma como o público consome conteúdo e como as empresas e profissionais podem alcançar sua audiência. Para o profissional do direito, os podcasts oferecem uma oportunidade única de aumentar sua visibilidade, compartilhar conhecimento especializado e fortalecer sua reputação como autoridades no setor jurídico.

É preciso entender o podcast como um conteúdo que convive constantemente com uma disputa por atenção, uma vez que, sem vídeos, as faixas de áudio geralmente acompanham no trânsito, durante treinos, preparação de alimentos, organizações e até algumas rotinas de trabalho. Por esse fator, uma boa comunicação em podcasts precisa ter conteúdo e também um tom adequado para acompanhar esses momentos sem gerar ruídos na comunicação.

Tendo a sustentação oral de teses e o estudo de normas, leis, guias e outros conteúdos técnicos como base da atuação de um operador do direito, esse profissional encontra um espaço muito rico para se comunicar nos podcasts. Contudo, encontrar as oportunidades certas e aproveitá-las ao máximo exige apoio, conhecimento e muita estratégia. Por mais que ainda se preserve um visual artesanal e até amador em alguns programas, o cenário dos podcasts no Brasil hoje já é de um mercado consolidado e profissional.

Os estúdios mais relevantes herdaram muitos profissionais e processos da imprensa tradicional, sendo necessário um trabalho estratégico de imagem possibilitado apenas por meio de uma assessoria de comunicação integrada e conectada com essas novas plataformas.

Um dos pontos mais importantes para um profissional ou um escritório de direito no mundo dos podcasts é compreender o público-alvo, essa informação vai ser o ponto de condução de toda a estratégia de comunicação.

Conhecendo o ouvinte, é possível modular a linguagem, validar a participação no programa e mensurar o alcance e o ganho. Outro ponto relevante é a compreensão da diversidade de formatos possíveis a partir dos podcasts e dos videocasts, desde roteiros que se apoiam em fontes especializadas até entrevistas e debates.

Na comunicação jurídica como um todo, mas especialmente se tratando de podcasts, o conhecimento do operador do direito é fundamental e o maior ponto de atenção. Além de criar um conteúdo que tem valor para a audiência, o conhecimento bem apresentado é a forma mais eficiente de fortalecer a autoridade de um profissional da área do direito.

Aprofundando o papel do podcast dentro de uma estratégia de comunicação, é importante entender que quase sempre a participação em um podcast não deve ser vista como um fim em si. Antes e depois da gravação, deve existir muito trabalho de divulgação, engajamento do público, promoção do conteúdo e valorização dos melhores momentos em cortes, destaques e até a extensão dos assuntos na mídia e nas redes sociais do escritório e do operador do direito.

Em suma, a presença em podcasts oferece uma oportunidade única para advogados e escritórios de advocacia se destacarem em sua estratégia de marketing digital. Ao fornecer conteúdo relevante e valioso, fortalecer a autoridade no setor jurídico e engajar o público-alvo, os escritórios podem alcançar uma posição de destaque em sua área de atuação e construir uma base sólida de clientes em potencial.

Ao aproveitar o poder do áudio, compartilhar conhecimentos especializados e humanizar a marca, essa abordagem oferece uma maneira única e eficiente de alcançar resultados positivos em suas iniciativas, desde que faça parte de uma estratégia mais ampla e apoiada em um trabalho de contato e participação com a mídia e com as redes sociais.

Sérgio Lucchesi é jornalista e social media da M2 Comunicação Jurídica.

M2 Comunicação Jurídica é uma agência de comunicação integrada, voltada para advogados e escritórios de advocacia.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos ajudar?