Setor financeiro poderá bancar o Refis do Simples | Abril 2022

Segundo tributarista, setor financeiro é muito utilizado como válvula de escape para o aumento ou a recomposição de arrecadação

Uma das alternativas cogitadas pelo Ministério da Economia, para compensar a renúncia tributária decorrente do Refis do Simples, seria elevar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) sobre o setor financeiro.

Para Eduardo Gonzaga Oliveira de Natal, mestre em direito tributário e sócio do escritório Natal & Manssur, “em que pese haver muito debate sobre a caracterização, ou não, de renúncia fiscal quando concedidos descontos de juros e multas em parcelamentos tributários, está presente o temor do governo em descumprir o equilíbrio das contas públicas, em atenção à Responsabilidade Fiscal”, disse Natal.

Chamado de Refis do Simples, o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp), teve o veto do presidente Jair Bolsonaro derrubado pelo Congresso. O programa deve refinanciar cerca de R$ 20 bilhões e, segundo dados do setor, estima-se que, por causa de dívidas, 437 mil empresas estejam ameaçadas de exclusão do Simples.

Natal explica que nesse contexto, o setor financeiro é muito utilizado como válvula de escape para o aumento ou a recomposição de arrecadação. “Importa ressaltar que uma eventual majoração de alíquota da CSLL só poderá começar a ser exigida após 90 dias da data de promulgação da lei que discipline a alteração, sob pena de inconstitucionalidade”, conclui o advogado.

Fonte: Eduardo Gonzaga Oliveira de Natal, mestre em direito tributário pela PUC/SP, presidente do Comitê de Transação Tributária da Associação Brasileira da Advocacia Tributária (ABAT) e sócio do escritório Natal & Manssur.

Informações à imprensa

M2 Comunicação

Atendimento geral à imprensa: (11) 4040-3666

Aline Moura – aline.moura@m2comunicacao.com.br – (11) 97041-7447 (WhatsApp)

Bruna Ferrão – bruna.ferrao@m2comunicacao.com.br — (11) 99025-3827 (WhatsApp)

Márcio Santos – marcio.santos@m2comunicacao.com.br – (11) 94739-3916 (WhatsApp)

Arlindo Junior – arlindo.junior@m2comunicacao.com.br – (11) 99540-6412 (WhatsApp)

Jonas Aguilar – jonas.aguilar@m2comunicacao.com.br – (11) 96576-3644 (WhatsApp)

Eduardo Gonzaga Oliveira de Natal
Eduardo Gonzaga Oliveira de Natal

 

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Abrir WhatsApp
Precisando de ajuda?
Olá, como podemos ajudar?