Como a assessoria de imprensa pode ajudar na estratégia de marketing de um escritório jurídico?

Como a assessoria de imprensa pode ajudar na estratégia de marketing de um escritório jurídico?

Por Márcio Santos

Ter uma boa estratégia de marketing para um escritório jurídico é essencial para conquistar relevância e se destacar em um mercado tão competitivo. No entanto, muitos escritórios ainda não perceberam a importância de se investir e se dedicar na execução de um trabalho de assessoria de imprensa como parte deste esforço para potencializar a visibilidade em um processo de Comunicação Integrada.

Uma agência de comunicação especializada em assessoria de Comunicação é capaz de ajudar na construção de uma imagem forte e consistente para o escritório, tornando-o referência em sua área de atuação e aumentando sua autoridade no mercado. Além disso, a exposição na mídia pode, sim, atrair novos clientes e fidelizar os antigos, com um ganho bastante relevante de marca, sendo este um dos principais pilares deste trabalho.

Com a assessoria de imprensa, é possível produzir conteúdo relevante para os jornalistas e veículos de comunicação, que por sua vez geram credibilidade e aumentam a visibilidade do escritório. Além de esclarecer pontos importantes sobre direitos, deveres e impactos dos principais fatos de relevo para a economia, política, mercado empresarial e sociedade, o advogado pode se beneficiar de suas aparições na mídia para destacar, de forma bastante específica, sua atuação, êxito e referência, sem ferir preceitos éticos constantes em normas vigentes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Isso pode contribuir para conquistar espaços em programas de rádio e TV, entrevistas em veículos de comunicação e matérias em jornais e revistas especializadas.

Outro benefício importante é o impacto na estratégia de Search Engine Optimization (SEO). Quando um veículo de comunicação de grande porte publica uma matéria sobre o escritório – que automaticamente a replica em seus canais de comunicação -, passa a ter sua autoridade elevada, melhorando sua posição nos resultados de busca do Google. Isso pode ajudar a atrair mais visitantes ao site do escritório, gerando mais oportunidades de negócios e parcerias.

Contudo, é essencial contar com uma agência de comunicação competente e que conheça as particularidades da área jurídica. Afinal, como já dito acima, a construção da imagem de um profissional do direito deve ser feita com muito cuidado, seguindo as normas do Código de Ética e Disciplina da OAB.

Por isso, é importante escolher uma agência que tenha experiência na área e seja capaz de reunir informações relevantes sobre a atuação do escritório e identificar as melhores oportunidades de exposição – e até, em dada medida, de não exposição.

Em síntese, investir na assessoria de imprensa pode ser uma oportunidade valiosa para os escritórios jurídicos que desejam se destacar, aumentar a sua visibilidade e autoridade, além de melhorar o SEO, sem deixar de lado a capacidade de coesão da comunicação e zelo pela construção de sua marca, com conhecimento e entendimento de todos meios necessários para sua execução; de forma consistente e que gere os resultados almejados.

Márcio Santos é jornalista, pós-graduado em Comunicação Jurídica e sócio da M2 Comunicação Jurídica.

M2 Comunicação Jurídica é uma agência de comunicação integrada, voltada para advogados e escritórios de advocacia.

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